SOBRE NÓS

A Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) é uma sociedade científica fundada em 1955, de caráter cultural, sem fins lucrativos, dedicada aos pesquisadores brasileiros que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das Ciências Agrárias, Biologia e áreas afins. De acordo com seu estatuto, a RBras procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando e apoiando eventos científicos.

Objetivos

  • Congregar os pesquisadores da Área de Estatística Aplicada, Biometria e Bioestatística;
  • Promover eventos científicos para discutir temas de pesquisa em Estatística Aplicada;
  • Divulgar os métodos desenvolvidos na área de estatística;
  • Oferecer cursos sobre novos temas de Estatística Aplicada.
  • A RBras, pertence à International Biometric Society (IBS, https://www.biometricsociety.org), constituída de diversas outras regiões e países e envolvendo pesquisadores da área de Biometria de todo o mundo.

Internacional

Reuniões

  • As reuniões da RBras ocorrem anualmente e, a cada dois anos, é realizada conjuntamente com o Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO), e representam o principal congresso brasileiro de Estatística Aplicada e Biometria. A cada realização da Reunião Anual da RBras, constata-se um envolvimento crescente dos participantes, o que pode ser verificado pela publicações e pelos depoimentos. Também se percebe claramente uma evolução na qualidade dos trabalhos apresentados, fruto do amadurecimento dos profissionais que atuam nas áreas de Estatística, Estatística Aplicada, Experimentação e Biometria no Brasil, mostrando a sua multidisciplinaridade e sua consolidação ao longo dos anos.
  • Estas áreas cresceram com o desenvolvimento da informática nos últimos 20 anos, possibilitando assim que a Estatística ocupe posição de destaque como metodologia fundamental para o planejamento e análise estatística de experimentos, com relevante papel na aplicação do método científico. Todavia, é sabido que a maioria dos problemas, dificilmente, é resolvido com conhecimentos de apenas uma área. Assim, a realização de eventos, tais como as reuniões da RBras, constitui uma oportunidade interessante para trocas de informações e difusão do método estatístico, congregando assim, profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento.

Crescimento da Área

SEJA UM ASSOCIADO